sábado, 10 de dezembro de 2011

gramaticar a fantasia





se há um nome absolutamente inspirador? sim, gianni rodari. desafio-vos a ler «gramática da fantasia». é um diário, manual, catálogo, narrativa apaixonante vivida dentro e fora da escrita e das margens dos livros por um jornalista que foi pedagogo e autor. ensina truques para escrever - com ou sem crianças ao lado - faz-nos pensar sobre os conceitos de educação, arte e infância. enfim, não posso elogiar mais.








o livro «gramática da fantasia» encontra-se editado na colecção cadernos do professor da caminho.

um livro poético ponto.



A gigantesca pequena coisa


de


Beatrice Alemagna


bags of books



sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Passo a passo


Não vos contei nada acerca da minha primeira sessão de escrita criativa (escola António Augusto Louro)... pois cá vai: Somos um grupo de cerca de dez professoras (impera o reino feminino, nada de novo). Todas as professoras são da área da língua, excepto uma de matemática! Todas são pessoas adultas, logo, todas estão a sofrer de uma qualquer infecção intitulada "Descriativitite aguda"!
Reconhecem que não é fácil e estão cheias de vontade. Para mim isso é o importante! Divertimo-nos muito...

A próxima sessão é na segunda-feira e vai começar com a apresentação desta imagem e a proposta de apresentação de um título para ela. Vamos dar um título no início e revê-lo no final da sessão. Esperando que o Tico e o Teco estejam super-activos e criativos depois de 2 horas de non-sense!